Como contribuir

De Caninos Loucos
Revisão de 18h45min de 2 de setembro de 2020 por Augrm (discussão | contribs)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

O programa Caninos Loucos é um programa aberto desenvolvido com o intuito de fomentar o desenvolvimento de tecnologia no Brasil, leia mais sobre a Abertura do Programa. Por esta natureza, o rápido desenvolvimento e melhora dos projetos conta com a colaboração dos usuários de todos os níveis. Caso você queira ajudar também a promover a tecnologia nacional e a melhorar a Caninos Loucos, este guia te ajudará no processo.

Colaborando com a documentação

A maneira mais simples de ajudar na Caninos Loucos é colaborar com a documentação da plataforma, tornando-a acessível para um número cada vez maior de usuários. A melhor maneira de ajudar com isto é a manutenção e edição das páginas desta Wiki, nossa equipe se esforça para manter a Wiki atualizada e com o máximo de informações possíveis, no entanto, revisões de artigos e novas páginas sempre são adições importantes.

Editando a Wiki

A plataforma da Wiki é aberta para edição e, portanto, qualquer usuário pode propor mudanças e novos artigos, para tanto, basta criar uma conta clicando na opção “Crie uma conta” no canto superior direito da página. Para começar a editar basta ir na página à sua escolha e clicar em “Editar” no campo superior direito. A Wiki conta com um editor visual de fácil utilização, mais detalhes podem ser encontrados neste link [1]. Caso você deseje criar uma nova página pode seguir este exemplo: Como criar uma página

Páginas interessantes

Todas as páginas da Wiki podem ser editadas, mas algumas páginas são bastante interessantes e podem ter uma grande ajuda da comunidade, são elas: · Lista de projetos – Esta página lista guias e comentários de projetos realizados com as placas Caninos Loucos, caso você tenha desenvolvido algum projeto, e um lugar legal de compartilhar suas descobertas e ajudar novos usuários. · Sobre o Linux – Página com guias para usuários neófitos ao sistema operacional Linux onde podem ser adicionadas funções, aplicativos e comandos úteis para o primeiro contato com o sistema. · Pacotes testados – Página com guia dos pacotes Linux testados e funcionando na placa Labrador, bem como pequenos ajustes que podem ser necessários para fazer o pacote rodar no sistema. Adicione nesta página pacotes que você utilizou sem problemas ou mesmo soluções implementadas para certos pacotes.

Colaborando com o software

Todo o software da plataforma caninos está disponível no nosso Github [2] para usuários familiarizados com o Github e com o kernel e sistema Linux, esta é uma boa maneira de ajudar no desenvolvimento do projeto. Os repositórios da Caninos no Github contam com sua própria página de informações, onde você pode se informar sobre como contribuir com o repositório.

Reportar um bug ou solicitar aprimoramento

O Github também conta com a possibilidade de listar problemas encontrados ou características que deveriam ser implementadas no repositório, e esta é nossa principal ferramenta de rastreamento de bugs, para criar este tipo de solicitação, basta criar uma Issue no Github, seguindo este guia [3].

Ajudar novos usuários: o Fórum Caninos Loucos

O crescimento da comunidade depende em grande parte da ajuda entre usuários, para facilitar este canal possuímos um fórum [4] de discussão onde todos podem solicitar ajudas, tirar dúvidas, conhecer outros usuários da plataforma. Temos um grupo de desenvolvedores no projeto que acompanha o fórum de perto, no entanto, usuários com maior experiência de uso da plataforma podem ajudar tirando dúvidas e esclarecendo questões que podem já ter enfrentado no passado, ajudando a fortalecer a comunidade. O fórum é também uma boa plataforma para conversar diretamente com os desenvolvedores do projeto e acompanhar novidades nas atualizações da plataforma.

Doações

Se você tem interesse em investir ou fazer doações para o projeto Caninos Loucos ou se quiser fazer outros tipos de parceria, pode entrar em contato conosco através deste formulário.