Linux - Aplicativos e funções úteis do Linux

De Caninos Loucos
Revisão de 19h52min de 15 de abril de 2020 por Izaque (discussão | contribs) (Screenshot)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Wi-Fi

Wicd Network Manager

Para acessar a sua rede Wi-Fi você pode executar o aplicativo "Wicd Network Manager", que pode ser encontrado em: "Menu://applications/Internet".


Wicd Network Manager
Wicd Network Manager


Será aberta uma janela com as redes Wi-Fi existentes.


Lista de redes wi-fi
Lista de redes wi-fi


Escolha a sua rede Wi-Fi e clique no botão "Conect", caso seja a primeira vez que você esteja acessando a rede Wi-Fi pode ser necessário que você entre com algumas configurações da rede Wi-Fi, entre com as configurações necessárias e clique no botão "OK".


Configurações rede wi-fi
Configurações rede wi-fi


Caso não consiga acessar a rede Wi-Fi entre em contato com o responsável pela sua rede Wi-Fi para que este forneça as configurações corretas para a sua conexão.


Terminal

LXTerminal

O "LXTerminal" pode ser encontrado em: "Menu://applications/System Tools".


Menu LXTerminal
Menu LXTerminal


O "LXTerminal" serve como uma interface de entrada de comandos para o Kernel do Linux. Além da interface gráfica GUI, você tem essa importante ferramenta para interagir com o Linux!


LXTerminal
LXTerminal


Para mais informações sobre os comandos que podem ser executados via linha de comandos no terminal "LXTerminal", clique no link abaixo:

Linux - Comando ls


Gerenciador de arquivos

File Manager PCManFM

Para gerenciar seus arquivos nos dispositivos de memória não volátil, você pode utilizar o gerenciador de arquivos "File Manager PCManFM", que se encontra em: "Menu://applications/System Tools".


Menu File Manager PCManFM
Menu File Manager PCManFM


Com o "File Manager PCManFM", você pode cortar, colar, copiar, renomear, remover, mover arquivos, isto é, fazer tudo que um gerenciador de arquivos normal é capaz de fazer.


File Manager PCManFM
File Manager PCManFM


Para mais informações sobre o gerenciador de arquivos:

Linux - Gerenciador de arquivos


Navegador de internet

Firefox ESR

Para navegar na internet, fazer download de arquivos, fazer upload de arquivos, comprar ou vender produtos via internet, você pode utilizar o navegador de internet "Firefox ESR", que se encontra em: "Menu://applications/Internet".


Menu Firefox ESR
Menu Firefox ESR


Com o "Firefox ESR" você pode fazer qualquer coisa que é possível ser feita via internet, desde que o site esteja preparado para este navegador, caso não esteja, você pode fazer o download de outro navegador, como por exemplo o "Chromium".


Firefox ESR
Firefox ESR


Software de captura de imagens

Screenshot

Para capturar a imagem da tela ou de alguma janela ativa especíica, você pode utilizar o software de captura de imagens "Screenshot", que se encontra em: "Menu://applications/Accessories".


Menu Screenshot
Menu Screenshot


Com o "Screenshot" você também pode configurar o intervalo de tempo em segundos para a captura da tela.


Screenshot
Screenshot